Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Chegou o Carnaval!

(Pierrot, Colombina e Arlequim)

Está por vir uma das maiores festas de nossa cultura popular, o CARNAVAL, festa que a mais de 100 anos nos alegra nos primeiros meses do ano.
Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval".
No Brasil o Século XIX, foi marcado por importantes compositores que mantém suas canções vivas e na boca do povo até hoje, grandes mestres da musica popular como Noel Rosa, Braguinha, Lamartine Babo, Pixinguinha entre outros
E não podemos esquecer de citar uma das maiores compositoras de nossa musica, a rainha Chiquinha Gonzaga que com a marcha " Ó Abre Alas"que havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval e fez a festa do povo brasileiro nos anos de 1899 , 1900 e 1901, e fazendo sucesso até hoje nas matinês de clubes e blocos que mantém viva a essência do carnaval!

 (Chiquinha Gonzaga)

Cronologia do Carnaval Brasileiro!

Em finais do século XVIII, o entrudo era praticado por todo o país, consistindo em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. As primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira foram através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.
Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados indiscriminadamente de cordões, ranchos ou blocos.
Os foliões costumavam frequentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos baile de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da commedia dell'arte.
Hoje grande parte do Povo Brasileiro perdeu a essência da Festa do CARNAVAL, tornando-a uma coisa vulgar, esquecendo assim da tradição e da pureza da festa, eu faço uma pergunta basica para você leitor do Blog, qual grande sucesso "Carnavalesco" criado nesse século XX, será que estamos mantendo nossa cultura, nada contra o pessoal que segue os grandes e famosos trios elétricos ou desfilam em uma escola de samba, muitos não sabem o que significa realmente essa bela festa para a cultura do Pais, se no passado eramos reconhecidos pela boa musica e os garndes bailes a fantasia, se eramos conhecidos por termos "Carmen Miranda" com sua voz aguda e forte e suas extravangantes roupas feitas de frutas tropicais, hoje o carnaval brasileiro é reconhecido pelas mulheres nuas as festas de libertinagem e coisas do genero!
Pessoal se você esta lendo esse blog sendo o Folião das Marchinhas ou o Folião do Trio, não se sinta ofendido pelas palavras e tenha essa resenha da historia do Carnaval como um aprendizado pois essa festa é "NOSSA" e não podemos esquecer de nossas raizes!

Valeu A Todos!

Gabriel Cardoso

Fonte: Wikipedia