Artur Castro
Artur Castro Budd - Y Salvador, BA, 1880 ~ V Rio de Janeiro, RJ, 1930
Cantor e Compositor
Filho de um dentista inglês e de uma brasileira da família Castro Cafezeiro. Tinha uma irmã que também cantava mas, ao que consta, nunca chegou a gravar discos.
Já no Rio de Janeiro, apresentava-se ao público como Artur Castro e também como Artur Budd. Fez carreira nas revistas musicadas dos teatros da Praça Tiradentes.
Entre 1910 e 1930, gravou discos nas gravadoras Columbia, Phoenix, Gaúcho, Homokord , Imperador, Favorite, Odeon, Ouvidor e Faulhaber. Nestas gravações, quando anunciado pelo locutor, era tratado simplesmente por Artur.
Em meados de 1913, o dançarino, compositor, revistógrafo e empresário Duque (Antônio Lopes de Amorim Diniz), pretendendo abrir um cabaré, Cabaret Brasil, em Paris, convidou Artur Castro, o violonista, cantor e compositor baiano Josué de Barros e outros artistas para a temporada inaugural. Infelizmente a empreitada não foi concretizada, mas, ainda estimulados por Duque, Artur Castro e Josué de Barros resolvem tentar a sorte na Europa.
Não conseguindo contratos em Paris, seguiram para Lisboa, onde alcançaram sucesso, agradando o público Português. O trio foi então convidado a gravar para a fábrica alemã Beka Grand-Record. Em Berlim fizeram 140 discos de marchas e cançonetas brasileiras que viriam a se tornar as primeiras gravações feitas por artistas brasileiros em terras européias.
Artur voltou ao Brasil por volta do ano de 1915.